O que é uma plataforma de negociação?

Uma plataforma de negociação é um software através do qual um trader obtém acesso on-line aos mercados financeiros internacionais de câmbio e OTC. O intermediário entre o mercado e o comerciante é o corretor, a plataforma de negociação é a Ferramenta do corretor fornecida ao comerciante para obter informações e realizar transações.

A plataforma de negociação ou terminal é necessário para os seguintes fins:

Obtendo informações.

Primeiro de tudo, são Cotações-o valor do ativo no momento on-line. As cotações são transmitidas por um corretor que as recebe de seus parceiros fornecedores de liquidez. Também na plataforma você pode encontrar o arquivo de cotações, receber notícias, etc.

Análise de mercado.

A plataforma possui ferramentas básicas de análise técnica e gráfica para avaliar o estado do mercado atual e em períodos anteriores.

Gestão de transações.

Abertura e fechamento de ordens, fechamento parcial de ordens, instalação de ordens pendentes.

Gestão de contas.

Abra qualquer número de contas demo e reais, alterne entre elas durante a negociação e análise.

Testando estratégias.

A funcionalidade de algumas plataformas permite verificar a eficácia de estratégias manuais e algorítmicas no histórico de cotações.

Análise da eficácia do comércio.

A plataforma salva o histórico de transações e gera um relatório estatístico (statement) com a possibilidade de descarregá-lo em editores de tabela.

Os principais critérios para boas plataformas de negociação:

Funcionalidade

Disponibilidade de ferramentas de análise técnica e gráfica, diferentes prazos, diferentes tipos de gráficos. “Chips” adicionais — negociação com um clique, a capacidade de instalar scripts personalizados, Complementos e aplicativos.

Interface intuitiva

Um ponto importante para os comerciantes iniciantes.

Facilidade com a plataforma

Facilidade de operação com a plataforma.

Na negociação, o conforto é importante. A plataforma não deve levar à fadiga ocular, deve ter um design conciso, todas as principais funções devem estar “à mão”.

Para se familiarizar com as plataformas de negociação, use contas demo. Eles são gratuitos, não requerem verificação e dão acesso a quase todas as funcionalidades da plataforma.

Tipos de plataformas de negociação

Existem vários tipos de plataformas de negociação, dependendo de onde e para qual sistema operacional eles estão instalados:

Plataforma Desktop (Desktop).

A versão mais completa. É instalado no computador executando o arquivo de Instalação Pré-baixado do site do corretor. Como muitas plataformas são constantemente atualizadas pelos desenvolvedores, quase todas elas se encaixam nas versões usadas do Windows. Se alguém tiver um computador antigo com o Windows 95/2000, haverá problemas com a instalação da plataforma. A MetaQuotes tem versões da plataforma Metatrader no Linux.

Plataforma do navegador (Web)

Não requer instalação, abre no navegador. É considerado mais rápido em comparação com a versão para desktop, mas possui funcionalidade limitada. Por exemplo, não é possível adicionar indicadores personalizados às plataformas de navegador, não há Testador.

Plataforma móvel (Mobile)

Instalado no Android e iOS (duas versões diferentes do terminal). Permitem abrir / fechar transações, impor um número limitado de indicadores no gráfico. Para negociação completa, a versão móvel do terminal não é adequada. Mas é conveniente quando você está na estrada, de férias. Quando você precisa ver o gráfico por alguns minutos ou fechar uma ordem aberta na plataforma desktop. Você pode vincular o Desktop à plataforma móvel com alertas.