Marina queria investir em títulos há muito tempo. Só parou o fato de que ela não entende o mercado de ações. Para começar, ela decidiu fazer um curso para investidores iniciantes. É verdade que você precisa pagar uma quantia bastante grande pelas aulas, e Marina não pode decidir se vale a pena. Nós dizemos onde é melhor aprender a investir e como não gastar tempo e dinheiro em vão
A primeira coisa a fazer é decidir quanto tempo, esforço e dinheiro você está disposto a gastar em treinamento e depois em investimentos. Quanto mais ativo você for negociar na bolsa, mais conhecimento e habilidades serão necessários.
Livros e artigos
A fonte mais óbvia de informação. Existem muitas publicações sobre negociação de ações para iniciantes e jogadores experientes.
Por exemplo, entender o básico de investimento ajudar livros conhecidos os comerciantes: “a História de Wall street” de Edwin Lefevre, “Tartaruga-comerciantes: uma história lendária, suas lições e resultados”, de Michael Ковела, “Poker mentirosos”, de Michael Lewis. Aqui está um resumo de quem e o que essas publicações podem ser úteis.
No livro” O Investidor Inteligente: O Guia Completo para o investimento em valor”, de Benjamin Graham, você pode aprender a investir a longo prazo e evitar riscos injustificados.
Noções básicas sobre ações, títulos, ações de fundos de investimento e outros instrumentos são facilmente encontradas em vários artigos, por exemplo, aqui.
Prós: aprenda coisas novas em um modo conveniente para você, lendo em seu tempo livre.
Contras: livros e artigos fornecem uma base teórica, mas, na prática, esse conhecimento provavelmente não será suficiente.
Cursos universitários
As conhecidas plataformas educacionais on — line-Coursera, EdX, OpenLearn, Udemy, Netology e outras-oferecem vários cursos de finanças e Investimentos há muito tempo. Você pode escolher entre as principais universidades em inglês e russo — da Escola Superior de economia à Universidade de Harvard. O treinamento dura várias semanas e alguns cursos estão disponíveis gratuitamente.
Se desejar, você pode obter uma educação mais fundamental. Muitas universidades oferecem Mestrado — um programa de dois anos para aqueles que já possuem um diploma universitário. Talvez novos conhecimentos e um diploma permitam que você não apenas negocie por si mesmo, mas também encontre um emprego em uma empresa financeira.
Prós: os cursos universitários detalharão tudo nas prateleiras, você terá conhecimento do sistema sobre o trabalho do mercado de ações.
Contras: acontece que professores emérito de universidades famosas não investiram um único rublo em toda a vida. Portanto, eles nem sempre podem compartilhar estratégias práticas bem-sucedidas de negociação no mercado de ações com você.
Taxas de corretoras e bolsas de valores
Muitas grandes corretoras e a bolsa de Moscou desenvolvem seus próprios programas de treinamento on-line, inclusive para investidores iniciantes.
Eles dão conhecimento básico de graça. Por exemplo, no curso de Мосбиржи “o Caminho do investidor”, você pode aprender as regras básicas de planejamento financeiro, as características e os riscos de todas as ferramentas de ações, erros freqüentes os investidores iniciantes e formas de proteção contra fraude.
Para programas mais aprofundados em ferramentas individuais e cursos avançados e abrangentes, as empresas geralmente cobram uma taxa. E aqui a variação de preços é muito grande: alguns cursos podem custar 600-700 rublos e outros – vários milhares. Tudo depende da Autoridade da empresa, da duração do curso e do que ela inclui – se haverá sessões de perguntas e Respostas, tarefas práticas ou apenas teoria.
Prós: geralmente, os cursos são convenientemente divididos em aulas curtas – de 15 minutos a uma hora. Eles têm teoria e prática, não há palavras vazias, mas muitos exemplos práticos.
Contras: os corretores estão interessados em garantir que, após o treinamento, você se torne seu cliente. Portanto, muitas vezes, no processo de estudo, eles oferecem persistentemente seus produtos e serviços.