Antecipe movimentos de preços e mercados através do uso de um calendário económico.
Um calendário económico refere-se às datas programadas de lançamentos ou eventos significativos que podem afetar o movimento de preços de títulos individuais ou mercados como um todo.
A grande maioria dos investidores bem sucedidos utilizam o calendário económico para planear negociações e realocações de portfólio e para se manterem atentos aos padrões de gráficos e indicadores que podem ser causados ou afetados por esses eventos.
Entender o Calendário Econômico
Os calendários económicos geralmente focam-se nos lançamentos programados de relatórios económicos para um determinado país. Estes lançamentos podem ser pedidos de auxílio-desemprego semanais, relatórios de novas residências, mudanças programadas na taxa de juros ou sinalização de taxa de juros, relatórios regulares do Federal Reserve ou de outros bancos centrais, pesquisas de opinião económica de mercados específicos, e centenas de outros tipos de eventos.
Uma grande parte dos eventos listados enquadra-se numa das duas categorias: projeções de eventos financeiros ou económicos futuros ou relatórios sobre eventos financeiros ou económicos recentes.
O calendario económico fornece informações e oportunidades de negociação e pode ser especialmente benéfico para um investidor que deseje assumir uma posição curta. Se o investidor adivinhar corretamente a natureza do anúncio, este pode abrir a posição imediatamente antes do anúncio agendado e fechá-la horas após o anúncio.
Navegar pelo calendário económico
Os calendários económicos estão disponíveis gratuitamente em sites financeiros e económicos. No entanto, esses calendários variam de site para site e, embora seja chamado de “calendário económico”, as listagens reais do calendário dependem do foco do site e dos eventos nos quais os utilizadores do site provavelmente estarão interessados.
Embora esses calendários gratuitos possam ser um ponto de partida útil, a maioria dos investidores personaliza um calendário próprio com base nos tipos de negociações que preferem e nas classes de ativos e regiões com as quais se sentem confortáveis.
Além disso, um calendário económico personalizado não se limita a notícias do governo e do banco central. Um investidor pode, por exemplo, criar um calendário económico em torno dos principais lançamentos de regiões que produzam algo relacionado à empresa na qual investiu. Dessa forma, um calendário económico torna-se uma ferramenta de negociação personalizável.
Como ler o calendário económico
Para começar com o calendário financeiro, deve seguir os seguintes passos:
- Escolha o fuso horário da sua localização. Graças a este recurso, os horários de publicação de notícias e reportagens serão exibidos de acordo com o seu horário local.
- Especifique o intervalo de tempo para os relatórios que deseja receber: um calendário económico oferece as notícias da semana atual ou da próxima.
- Filtre por interesse: Se desejar ser informado sobre algum país em particular ou uma lista de países, tente “Filtros estendidos”. Aqui, pode escolher o país para receber as notícias e intervalo de tempo mais preciso. Para saber mais detalhes sobre qualquer evento exibido no calendário Económico, clique no ícone localizado à direita do nome do evento. A passagem exibida fornecerá informações mais detalhadas.
A utilização de um calendário económico é essencial para as operações no Forex calculadora de pips, porque é uma ferramenta fundamental para a análise do mercado.